Alerta de risco hídrico no país

por | jun 16, 2021 | Notícias | 0 Comentários

Enquanto a falta de chuva pode encarecer a energia, o sol pode trazer economia e segurança.

O período de poucas chuvas e seca na região sudeste e centro-oeste tem preocupado as autoridades nacional. Foi emitido um alerta de “risco hídrico” no dia 27 de maio pelo Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico do Governo Federal.

Os dados do Operador Nacional do Sistema elétrico (ONS), afirmam que o volume de chuvas foi menor nos últimos meses e deve se agravar. O risco de cortes no fornecimento de energia é real, já que as chuvas podem vir somente no fim do ano.

O armazenamento de água em alguns reservatórios atualmente é o menor do que registrado em 2015 e próximo ao ano de 2001, quando o país passou por um racionamento de energia. Segundo o governo, o volume de chuva registrado é o menor dos últimos 91 anos.

A previsão de aumento das contas de energia no Brasil será significativa, pois com o uso continuo de hidroelétricas e a escassez de chuvas é comum utilizar as termelétricas, o que representa um aumento de 18,8% de toda a energia consumida no Brasil.

Uma grande aposta do mercado mundial é a energia solar fotovoltaica, que transforma a irradiação solar em eletricidade, permitindo gerar energia no mesmo local em que é consumida, na chamada Geração Distribuída. Quanto mais gerarmos nossa energia com o sol, menos dependeremos das hidrelétricas e das termoelétricas poluentes.

O Brasil tem um enorme potencial para essa nova fonte de energia limpa e renovável e a Vitória Solar continuará contribuindo para disseminar cada vez mais o seu uso

Por Inayá Selvatice

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Abrir chat