Levantamento feito pela ABSOLAR cita o avanço da energia solar no país
O Brasil ultrapassa a marca de 9GW (GigaWatts) de potência instalada de energia solar fotovoltaica, sendo 5,7GW em pequenas usinas de Geração Distribuída e 3,3GW em grandes usinas de Geração Centralizada (números aproximados), segundo a Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR), baseada nos dados da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL).
Isto é uma grande conquista que já coloca o Brasil entre os maiores do mundo. Considerando que uma usina de 3KW atende uma família de classe média, essa potência é suficiente para fornecer energia limpa e sustentável para 3 milhões de famílias.
As usinas de grande porte são classificadas como geração centralizada e os sistemas pequenos e médios (instalações de energia solar em telhados, fachadas e terrenos) são chamadas de geração distribuída. Somente de geração centralizada, é contabilizado mais de 3,1 GW de potência instalada em usinas de energia solar fotovoltaica em nove estados brasileiros.
Contudo, a energia solar fotovoltaica corresponde à sexta principal fonte gerada no Brasil. Para a ABSOLAR, é fundamental a sua utilização para reduzir a ocorrência das bandeiras vermelhas na conta de luz da população. Além disso, a energia solar já representa capacidade maior do que as termelétricas instaladas.
Hoje o Brasil é o único país da América Latina e o 16º no mundo como gerador de energia solar fotovoltaica, são mais de 500 mil consumidores utilizando o sistema fotovoltaico em mais de 5 mil municípios em todo o território nacional apostando nos benefícios da energia solar fotovoltaica.
Por Inayá Selvatice
0 comentários